Aplicação de inseticida fortalece combate à dengue em Pindamonhangaba
segunda-feira, 15 de abril de 2013O Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Pindamonhangaba está ampliando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, conforme o aumento dos números de caso e avanço da doença.
Desde as últimas semanas, além do bloqueio (vistorias dos imóveis) e nebulização (aplicação de inseticida), a Prefeitura também está utilizando a termonebulização (uso de inseticida com veículo na cidade de Pindamonhangaba – antes conhecida como fumacê) em diversos bairros da cidade.
O objetivo é aumentar a eficiência dos trabalhos para eliminar o mosquito da dengue.
Esta semana, a termonebulização está sendo feita em ruas do Bosque, Centro, Santa Luzia e Quadra Coberta, e há a possibilidade de inclusão de novas áreas, se houver aparição de novos casos da dengue.
Atenção especial em Moreira César
A Prefeitura de Pindamonhangaba também está dando atenção especial ao Distrito de Moreira César. No local, além de bloqueio, nebulização e termonebulização, ainda existem os mutirões de combate. No último sábado (13), os agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do Pasin e Vila São José para fazer vistorias nas residências. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, cada mutirão vistoriou, em média, 450 casas.
Sobre a termonebulização e a nebulização, o órgão informou que a aplicação de inseticida aconteceu no Vale das Acácias, Karina e Laerte Assumpção.
Números da dengue
Pindamonhangaba conta com 372 casos autóctones de dengue (contraídos na cidade);
71 importados;
890 notificações;
4 aguardando resultados;
302 descartados.
Fonte: Prefeitura Pindamonhangaba