Avanço da dengue coloca população de Pindamonhangaba em alerta
terça-feira, 5 de março de 2013Pindamonhangaba está em alerta contra a proliferação da dengue. Nos dois primeiros meses de 2013 foram registrados 137 casos da doença, mais que o dobro do ano passado inteiro, quando 66 registros foram feitos. O distrito de Moreira César é a região mais crítica, com 111 casos da doença.
Por isso, ações serão feitas no local durante todos os sábados do mês de março, para evitar o avanço da doença. Mutirões com aplicação de inseticidas nas casas, operação cata-treco e visita de porta em porta estão sendo feitas por agentes da prefeitura de Pindamonhangaba.
“É importante a população abrir as casas, deixarem com que a gente adentre os quintais, porque a visão nossa, do agente comunitário, do agente vetor, é importante para a gente conseguir que diminua esse foco de mosquito da dengue”, disse Gilvane da Silva, diretor de Saúde na cidade de Pindamonhangaba.
Cuidados
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Taubaté, Dra. Stella Zöllner, o único jeito de evitar a dengue é não criando mosquito, já que a doença tem quatro tipos do vírus e o diagnóstico pode ser complicado, porque é muito semelhante a outras doenças. Ela orienta como agir em casos suspeitos, quando o paciente apresenta os sintomas.
“Primeiro, desconfiar. Está havendo muitos casos, vamos desconfiar. Segundo, pedir exames que são conhecidos pelos médicos para diagnosticar e lembrar dos sintomas: febre alta, dor no corpo, desânimo importante, vômito, dor na barriga, manchas pelo corpo, principalmente nos adultos. Lembrar que as crianças podem ter sintomas muito mais fracos ou muito menos definidos: recusa de alimentação, choro constante e febre”.
Ela explica ainda quais as complicações acarretadas pela falta de um tratamento adequado, que tem como base a hidratação, que pode ser via oral ou pela veia, além das medidas de campo que são a visita à casa do paciente, o controle do ambiente e do entorno. “A dengue pode levar à morte se caso ela complicar para a forma hemorrágica, para a forma cerebral, para a forma do fígado e do coração. Isso ocorre no terceiro dia de evolução para as crianças e no sexto dia de evolução para os adultos”.
Casos na região
Segundo a prefeitura de São José dos Campos, em 2013 foram 92 casos de dengue confirmados: 48 autóctones (contraídos na cidade) e 44 importados. Em Jacareí, todos os cinco casos confirmados são importados. Caçapava teve dois casos também importados. Já em Taubaté, são 43 casos confirmados: 30 autóctones e 13 importados.
Já em Aparecida, foram dois casos confirmados, sendo um deles de um morador de outra cidade que fez a notificação em Aparecida. Em Guaratinguetá, foram confirmados 12 casos, com 6 autóctones e 6 importados. O caso mais preocupante é em Cruzeiro, que desde o início do ano confirmou 1.167 casos.
Já nas cidades do litoral norte, nos dois primeiros meses do ano foram registrados 121 casos nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. São Sebastião não divulgou o balanço. Foram 10 casos confirmados em Ubatuba, 95 em Caraguatatuba e 16 na cidade de Ilhabela.
Fonte: G1