Com Telecentros, Pindamonhangaba é referência em inclusão digital
terça-feira, 19 de julho de 2011A 9ª unidade de telecentros de Encontra Pindamonhangaba é implantada na Vila Rica, localizado na Avenida Abel Correa Guimarães, nº 1422, e será inaugurada na sexta-feira (22). A unidade traz a inclusão digital à todos os munícipes. Os acessos de inclusão digital nesse ano de 2011 atingiram o número 45.036 até o mês de junho.
Os horários de funcionamento serão de segunda a sábado das 8h às 20h. Esse telecentro atingirá o público do Remefi Prof. Jairo Monteiro e a toda a comunidade do bairro.
“A gestão do prefeito João Ribeiro investiu nesse setor de inclusão, já que é importante para a população ter esse tipo de preocupação, e é um projeto que a comunidade utiliza muito”, ressalta a coordenadora de projetos sociais Raquel de Oliveira Dias Aguiar.
O Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID) é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil.
Em um relatório divulgado no ONID, em 2006 foi implantado o primeiro telecentro em Pinda, e atualmente conclui-se um total de 9 telecentros no município, fator que destaca a cidade das outras regiões do Vale do Paraíba, que tem um número referente a uma média de 2 por cidade.
Para participar das oportunidades oferecidas pelos telecentros, que são centros que investem no futuro de crianças, jovens e adultos para a inclusão digital, é necessário inscrever-se até dia 25 de julho, na própria escola com os educadores do telecentro, e os documentos necessários são: RG e comprovante de endereço.
Já existe outro projeto de lançamento de mais um telecentro para Pindamonhangaba, aumentando ainda mais a inclusão da cidade e o número de centros que auxiliam a população.
“Estamos muito feliz em poder oferecer essa oportunidade aos moradores de Pinda, e ter um destaque tão grande em relação aos outros municípios. Nós estamos investindo no futuro das nossas crianças e proporcionando a inclusão para todos os participantes desses centros”, conclui a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Angélica Ribeiro.
Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba