Combate à dengue: mais 400 casas são vistoriadas em Pindamonhangaba
terça-feira, 19 de março de 2013O trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, é uma das maiores ações da Prefeitura de Pindamonhangaba. Em toda a cidade, milhares de residência são vistoriadas e os proprietários recebem orientações.
O objetivo é instruir os moradores sobre os riscos de deixar objetos que acumulam água no quintal. A participação da população é fundamental para o sucesso das ações de eliminação do mosquito.
Nas últimas semanas, a Prefeitura de Pindamonhangaba tem intensificado os trabalhos contra a dengue em diversos pontos da cidade.
Em Moreira César vários bairros foram vistoriados, como a região central, Karina, Ramos, Liberdade, Vale das Acácias, Cícero Prado, dentre outros. Em Pindamonhangaba, neste momento o foco é o Alto Cardoso, Parque das Nações e Triângulo, que recebem a nebulização – ou seja – aplicação de inseticida na redondeza.
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba, no último final de semana cerca de 400 residências receberam a visita de agentes do controle de vetor e agentes comunitários da saúde na cidade de Pindamonhangaba.
Estima-se que este seja o momento de maior ameaça da dengue à cidade, pois o volume de água das chuvas esta acima do normal.
Para impedir o avanço da doença, a Prefeitura continuará com vistorias nas residências em Pindamonhangaba e em Moreira César. No distrito, o Ipê e o Carlota devem receber atividades no próximo final de semana; em Pinda, Alto Cardoso, Triângulo e Parque das Nações continuam sendo foco do combate.
Números
Pindamonhangaba conta com 203 casos autóctones de dengue (contraídos na cidade); 56 importados; 473 notificações; 21 aguardando resultados; 193 descartados.
Fonte: Prefeitura Pindamonhangaba