Comemorações da Semana do Folclore encerram domingo em Pindamonhangaba
sexta-feira, 24 de agosto de 2012As comemorações da Semana do Folclore de Pindamonhangaba terminarão neste domingo (26) com a apresentação da Escola de Congo São Benedito do Erê, de Tremembé. O evento será às 15 horas, no Bosque da Princesa. Nesta sexta-feira (24) também haverá teatro na biblioteca do bairro Araretama, às 14 horas.
A Escola de Congo apresentará o espetáculo “O Sopro do Espírito Santo”, uma ópera popular que mistura música clássica com Moçambique. O grupo é liderado pelo mestre de congo Quintino Bento.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, realizou uma programação para todos os públicos, com apresentação de teatro nas bibliotecas municipais e
no bosque, sessões de cinema nos bairros com a “Caravana do Cinema Brasileiro” e apresentações culturais com grupos de Congo e Moçambique.
A diretora do Departamento de Cultura de Pindamonhangaba, Nilza Mayer, conta que durante o evento, nas escolas municipais, as centenas de crianças se deixaram levar pela imaginação até o Bosque da Princesa, Rio Paraíba para conhecer, por exemplo, os causos da Ovelha Albina, da Canoa Misteriosa, do Canto da Velha do Rio Paraíba e tantos outros.
O grupo formado por Ana Beatriz Andrade de Silva, Mônica Alvarenga e Sérgio Correa Guimarães Neto fez ampla pesquisa na literatura existente e ainda se baseou nas histórias contadas por suas avós e bisavós, como é o caso de Mônica, que organizou as histórias e dirigiu o espetáculo.
As exibições de cinema nos bairros também agradaram ao público. Tanto as crianças, como os pais se divertiram com personagens como Quinzinho, seu filho Neco, a esposa Zulmira, Neco e o burro Policarpo do filme “Tapete Vermelho” e de “Pequenas Historias”, que compila vários causos do folclore brasileiro.
“Esperamos fechar a Semana do Folclore, no domingo, com um grande público para prestigiar a apresentação da Escola de Congo do Erê”, disse a diretora de Cultura, Nilza Mayer.
O espetáculo foi criado em meio à Mata Atlântica, na zona rural de São Luiz do Paraitinga, ao lado do fogão de lenha, dos pássaros, dos bichos, dos mitos. Composições que retratam o universo cultural das congadas, em especial da região do Vale do Paraíba. Tudo isto integrado à tradição europeia das orquestras e camerata.
Fonte: Prefeitura de Pinda