Em Pindamonhangaba, 580 famílias terão nova moradia em breve
quinta-feira, 10 de novembro de 2011A Prefeitura guia da cidade Pindamonhangaba, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), irá entregar mais de 580 casas em breve. Esta será a 3ª fase do loteamento Liberdade.
As 580 famílias irão realizar o sonho da casa própria. De janeiro de 2005 a dezembro de 2011, ao todo, terão sido entregues mais de 1.400 residências.
Os novos moradores desta comunidade contarão com total infraestrutura. Em termos de educação, o bairro receberá uma escola municipal; na área de saúde, haverá uma unidade nas proximidades; e também terá o centro comunitário.
De acordo com o prefeito João Ribeiro, o Liberdade é um dos maiores conjuntos habitacionais feitos na região. “São 806 casas, destas 226 foram entregues, o que beneficiou milhares de pessoas. Agora partimos para a última etapa, onde entregaremos mais 580 unidades e ampla infraestrutura no bairro”.
O prefeito comenta que quando é construído um loteamento a Prefeitura pensa em um amplo conjunto, onde o local deve conter condições adequadas para atender a população, como asfalto, galeria, iluminação pública, escola para as crianças, projetos e ações do município, principalmente da área social.
No momento aguarda-se a liberação dos documentos por parte da Caixa Econômica Federal, que estão em fase conclusiva. A intenção da Prefeitura de Pindamonhangaba é que os futuros moradores do Liberdade recebam suas casas antes do Natal.
Carlinhos Casé, subprefeito de Moreira César, comenta que a Prefeitura fará o acolhimento das famílias por meio de uma ação, que será realizada entre todos os Departamentos e Secretarias. Além disso, os novos moradores também poderão procurar a subprefeitura para fazer requerimentos e outras solicitações.
Novos empreendimentos habitacionais
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Habitação, encaminhou ao CDHU e à Caixa Econômica Federal solicitação de análise para implantação de novos empreendimentos habitacionais. Segundo José Antonio Rodrigues, diretor do Departamento de Habitação, a área foi encaminhada e a intenção é construir mais conjuntos para atender a demanda.
Em 2007 foi entregue o Vale do Sol, com 171 casas; no final do mesmo ano e julho de 2008 mais de 200 casas na Vila São Paulo. A primeira fase do Liberdade aconteceu em 2008, na ocasião 102 famílias pegaram as chaves de suas casas. Na segunda fase foram 124 famílias, em 2010. Sendo estes empreendimentos feitos em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Já em parceria com a CDHU foram construídas mais de 150 residências, entre casas e apartamentos. Somente a Prefeitura fez mais de 600 novos lares.
Escola no bairro
As crianças do Liberdade poderão estudar bem perto de casa. Os pais poderão fazer as matrículas e solicitações de transferências na unidade escolar do bairro. O novo espaço de educação possui 1.000m² de área construída, distribuído em oito salas de aula, sala para professores, direção, secretaria, sala multiuso, entre outras.
Fonte: Agora Vale