Escola de Pinda realiza palestras sobre hanseníase
quinta-feira, 27 de setembro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba vai construir mais 26 casas para uso provisório de famílias em situação de vulnerabilidade. As novas residências ficarão na rua Nivaldo Azevedo, no residencial Nova Esperança, no bairro do Araretama.
A escola municipal Dona Minica, que fica localizada na Cruz Pequena, realizou nos dias 19 e 20 de setembro, palestras para os pais e responsáveis dos alunos, em parceria com a Secretaria de Saúde, através das profissionais da rede do posto médico do bairro. Nas palestras foram tratados assuntos com o tema hanseníase.
“No evento foi utilizado um material adequado, de fácil entendimento, com palavras claras que propiciaram uma participação efetiva dos alunos e pais. Foi um momento especial de muito aprendizado”, conta a Gestora de Unidade de Educação Básica, Sandra Maria Monteiro Cândido.
A gestora ainda explica que os pais que participaram das palestras ficaram cientes que a hanseníase é uma doença infecciosa ocasionada pelo bacilo de Hansen, e que sua transmissão ocorre a partir do contato direto com pacientes sem tratamento que eliminam os bacilos por meio de secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirros. As profissionais de saúde esclareceram que os principais sintomas da doença são manchas na pele com alteração na sensibilidade, que pode chegar a comprometer os movimentos de pés e mãos, dificuldade de fechar os olhos e paralisia do nervo facial.
A informação mais importante da enfermeira Rosana foi que apesar da hanseníase ser altamente contagiosa, ela tem cura e o tratamento está disponível na rede pública de saúde (SUS).
A Gestora Sandra Maria Monteiro Cândido agradeceu a parceria com as profissionais de saúde e parabenizou toda sua equipe docente, professoras pela iniciativa de envolver a comunidade escolar nesse importante evento de responsabilidade pública.
Fonte: Prefeitura de Pinda
As famílias vão ficar isoladas?