Escolas Municipais de Pindamonhangaba conquistam Selo Solidário
sexta-feira, 30 de setembro de 2011Escolas da Rede Municipal de Ensino guia de Pindamonhangaba foram contempladas com o Selo Escola Solidária 2011, no dia 23 de setembro, em reconhecimento aos excelentes projetos desenvolvidos com as comunidades do bairro das Campinas, do Goiabal e da Vila São Benedito. O Selo Escola Solidária é um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
A Escola Municipal Professora Yvone Apparecida Arantes Corrêa se inscreveu no programa do Instituto Faça Parte com o projeto “Reciclar para viver melhor”; a escola municipal Professor Alexandre Machado Salgado participou com o projeto de educação ambiental “Diga não às sacolinhas plásticas” e a escola municipal Padre Zezinho concorreu com o projeto “Cidadania: minha vida tem essa marca”.
As três unidades contempladas com o selo foram selecionadas pela organização do programa por suas experiências educacionais relevantes e pelo impacto positivo das ações de cada projeto na comunidade em que estão inseridas.
O trabalho organizado pelas equipes das unidades escolares contribuiu para que os alunos, professores, profissionais da escola e familiares pudessem adquirir novos conhecimentos sobre temas essenciais como a preservação ambiental e a cidadania, demonstrando o compromisso de todos com a melhoria da qualidade de vida e das relações humanas.
Na escola Yvone Aparecida, no Goiabal, o foco do projeto, que envolveu as áreas de matemática, ciências e língua portuguesa, foi a dengue e as medidas preventivas que devem ser tomadas para combater a proliferação do mosquito transmissor.
O projeto, coordenado pela professora Giuliana Maria Ribeiro de Paula Lica, obteve sucesso com a valiosa participação dos demais professores, funcionários e da gestora Maria Helena de Melo Resende, que incentivou a inscrição do projeto e comemora a obtenção do prêmio.
No bairro das Campinas, a escola Alexandre Machado, celebrou com todas as crianças a conquista do selo devido ao projeto interdisciplinar que a unidade desenvolve em torno do tema do consumo consciente e destinação de resíduos. O processo “Diga não às sacolinhas plásticas” compõe junto a outras iniciativas da equipe escolar uma das diretrizes da proposta pedagógica da unidade que se autodefine como uma “Escola Verde”.
“Uma escola que se compromete diariamente com a formação permanente de pessoas socialmente justas e ecologicamente equilibradas”, ressalta a gestora Rosângela Gonçalves e Silva.
Também com diretrizes ligadas a formação humana, a escola “Padre Zezinho”, na Vila São Benedito, obteve a certificação do Instituto Faça Parte, que reconheceu na iniciativa da equipe escolar os valores fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e engajados na construção de uma cultura de paz, que possibilite à sociedade desenvolver-se em harmonia.
“Abordando de forma transversal uma série de conteúdos relacionados à ética e às relações humanas o projeto vem transformando a comunidade e tornando o espaço da escola um ambiente em que o respeito, a solidariedade e a alegria encontram eco nas atitudes dos alunos, funcionários, professores, familiares e moradores em torno da unidade”, enfatiza a gestora Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena.
A Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba parabeniza todas as unidades participantes do programa “Selo Escola Solidária” 2011 e deseja que muitas outras iniciativas, como as que foram premiadas neste ano, possam ser reconhecidas e valorizadas por sua imensa contribuição para a qualidade da educação municipal.
“E satisfatório saber que escolas e comunidades estão cada dia mais preocupados com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e país, pretendemos que esses projetos sejam transmitidos para outras escolas, possibilitando a troca de experiências”, conclui o prefeito João Ribeiro.
Fonte: ValeNews