Livro de Maurício Marcondes revela detalhes da história de Pindamonhangaba
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012As curiosidades e detalhes da criação do município guia Pindamonhangaba recheiam as páginas do novo livro de Maurício Marcondes, intitulado Uma Breve História da Vila Real de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.
Na obra, o autor e atual Secretário de Habitação, reúne documentos sobre o surgimento da cidade, cujo primeiro nome recebido dá título ao livro. Contando detalhes da vida na região do Vale, passando por Taubaté e Tremembé, entre os séculos XVII e XVIII, o escritor esclarece como aconteceu o levante que tornou Pindamonhangaba uma unidade independente.
Alguns fatos inéditos podem ser encontrados na obra, entre eles a real data da criação da Vila, em 1º de novembro de 1703. O escritor traz ainda a cópia do documento que cerca de 100 moradores enviaram ao rei pedindo a emancipação da área, incluindo o famoso bandeirante Manoel de Borba Gato. Mas foi somente em 10 de julho de 1705 – data em que é comemorado o aniversário da cidade -, que a rainha Catarina confirmou a independência da Vila.
Este é o segundo livro escrito por Marcondes, que é arquiteto e urbanista e tem como hobby pesquisar a história da cidade e também do Vale do Paraíba. Em 2000, ele lançou O Visconde da Palmeira e a Cidade Imperial, sobre o período do café, no século XIX, em Pindamonhangaba.
Esta nova obra recebeu apoio da Novelis por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (9), no Palacete 10 de Julho, local que, quando restaurado, sediará o Centro de Memória de Pindamonhangaba, reunindo toda a documentação e relíquias da história do município.
Fonte: Portal R3