Pinda disponibiliza na rede de saúde tratamento para Aids
terça-feira, 30 de outubro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza na rede do município o programa de DST/Aids, que funciona no prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O objetivo é atender pessoas que foram encaminhadas de todas as instituições médicas e também pessoas que procuram atendimento espontaneamente. O procedimento segue a partir do diagnóstico, os pacientes são matriculados no programa e são acolhidos pela equipe.
“O ambulatório conta com atendimento médico, atendimento social e atendimento de enfermagem. Quando algum paciente necessita de atendimento com outros especialistas, utilizamos o atendimento dos profissionais da rede municipal de saúde ou serviços contratados pela Prefeitura. Isso também ocorre com exames mais especializados. Contamos também com alguns serviços de referência em São Paulo quando necessário”, explica a coordenadora do programa municipal de Aids, Cida Barbosa.
O programa também oferece auxílio social aos portadores da doença, como, por exemplo, cesta básica, passagem para os dias de consulta médica e exames, entre outros diversos benefícios.
“Além de todos os recursos oferecidos aos pacientes, nós realizamos duas reuniões ao ano para discutir o andamento do ambulatório e sugerir melhoria do serviço”, ressalta Cida.
Atualmente em Pindamonhangaba, o número de pessoas que fazem tratamento na rede é de 385 – sendo 208 homens e 177 mulheres. A rede de saúde distribui preservativos em todas as unidades de saúde.
Os exames são realizado em todas as unidades de saúde, após o diagnóstico o paciente é encaminhado para o Ambulatório que é referência, onde é atendido e acompanhado em todas suas necessidades.
As pessoas que quiserem fazer exames ou receber mais orientações sobre o assunto podem procurar a unidade de saúde do seu bairro ou o ambulatório de infectologia que fica localizado na rua Dr. Frederico Machado, nº 179 – Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
O que é HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Fonte: Vale News