Pinda: Escola municipal desenvolve projeto para a cultura do Voluntariado
segunda-feira, 29 de outubro de 2012A escola municipal Dr. André Franco Montoro, do Crispim, implantou, em junho, o projeto “Voluntariado”, atendendo os alunos do 5º ano. O programa é uma parceria com a ONG Canto do Cidadão, da cidade de São Paulo.
O colaborador da ONG Canto do Cidadão, Roberto Ravagnani desenvolve aulas mensais sobre o tema com os alunos participantes, ressaltando o termo “voluntariado”. Nas aulas, as crianças aprendem que o voluntário determina uma intenção de entrar em ação, coloca talentos à disposição e parte em busca dos resultados.
Para a gestora da escola, Marta Bicho do Nascimento Freitas, o projeto idealizado pela ONG veio ao encontro das expectativas de formar alunos mais fraternos e solidários. “Os alunos dos 5º anos participam com alegria e, acima de tudo, responsabilidade, pois as tarefas que Roberto deixa para serem cumpridas até o próximo encontro possibilitam aos nossos alunos a interação com os adultos e os fazem perceber que há um número crescente, mesmo que timidamente, de pessoas que doam um pouquinho de seu tempo para benefício de alguém ou de coletividades”.
Os alunos Kainam, Marcos, Guilherme e Luis Eduardo destacaram que o projeto voluntariado é muito legal, ajuda a descobrir o melhor que as pessoas têm e mostra como é bom dividir a alegria com os outros.
No mês de outubro, em homenagem ao mês da criança, a aula foi desenvolvida com o jogo da forca para reforçar conceitos como solidariedade, cidadania, responsabilidade, voluntariado entre outros, através de competição entre grupos formados na sala.
“Nossos alunos descobrem que a mãe que limpa a igreja, que vai ao hospital levar mensagem de conforto, que ministra catecismo, está realizando trabalho voluntário, portanto é um projeto de vida que pode ser implantado por qualquer ser humano”, finalizou Marta.
Fonte: Prefeitura Pinda