Pinda: Palestra sobre dramaturgia agrada artistas da cidade
terça-feira, 4 de setembro de 2012Os artistas de Pindamonhangaba e região tiveram o privilégio de conferir uma palestra sobre dramaturgia no último sábado (1). A atividade ocorreu no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina. Esta ação foi realizada por meio do projeto Adhemar Guerra, da Secretaria de Estado de Cultura, que acompanha a Cia Novos Atores.
O tema da palestra com a dramaturga Ana Roxo foi a “A dramaturgia do ator criador no teatro contemporâneo”. Esta profissional é uma das indicadas ao 25º Prêmio Shell, o mais importante prêmio da classe teatral do país, como dramaturga pela obra “Cabeça de Papelão”, e concorre com outro grande nome da dramaturgia Luís Alberto de Abreu.
Na ocasião o público pôde acompanhar o discurso sobre os caminhos e possibilidades de criação artística dos atores em suas jornadas de espetáculos e performances. Também foram apresentados os processos criativos quando os atores tornam-se os veículos de criação e elaboração do fio dramatúrgico de um espetáculo.
“Sentindo a necessidade de aperfeiçoar o nosso processo de criação o projeto Adhemar Guerra, por meio de nossa orientadora, eles propuseram essa ação cultural para ajudar o nosso grupo e resolvemos abrir para a cidade. Dividimos em dois momentos, na palestra e a orientação para o grupo. Foi ótimo, porque antes dela entrar no assunto da dramaturgia explicou o que era para depois chegar ao tema”, comenta o diretor da Cia Novos Atores, Vitor Narezi.
Vitor conta que durante a palestra os artistas fizeram diversas perguntas e os mediadores desse bate papo com a dramaturga foi o diretor da companhia com a orientadora do Adhemar Guerra em Pinda, Dani Biancardi.
De acordo com Narezi esse momento foi muito importante, pois ouvir Ana Roxo e Dani Biancardi é enriquecedor porque elas são artistas que estão há bastante tempo no cenário teatral na cidade de São Paulo e foram esclarecidos bastantes pontos do processo da Cia. Segundo o diretor segue a proposta de trazer novos artistas para colaborar com o processo da Cia e com os artistas da cidade.