Pinda realiza terapia Comunitária
sexta-feira, 20 de julho de 2012Terapia Comunitária ou Roda de Conversa é um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedoria, em grupo, com a finalidade de promover a saúde. Em Pinda, é uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade.
Nas rodas de conversas são desenvolvidas atividades de prevenção e inserção social de pessoas que vivem em situação de crise e sofrimento psíquico, promovida a integração de pessoas, a construção de dignidade e da cidadania, contribuindo para a redução dos vários tipos de exclusão, promovendo encontros interpessoais e intercomunitários, valorizando a história individual e a identidade cultural, a fim de restaurar a autoestima e a autoconfiança de seus participantes.
“A terapia comunitária vem para acolher as dores causadas pela mágoa, solidão, perda, angústias e tantos outros sentimentos, como para celebrar a vida. É um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular, onde todos se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso”, ressaltou a terapeuta e gestora regional de Educação Básica, Luciana de Oliveira Ferreira.
As rodas acontecem em diferentes locais e horários. Exceto as rodas que acontecem com os alunos nas escolas, as demais são abertas à comunidade. Os interessados devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências para se informar.
Atualmente, Pindamonhangaba conta com a colaboração de aproximadamente 70 terapeutas formados e atuando em vários ambientes.
As rodas com crianças nas escolas municipais acontecem desde 2011 nas escolas “Profa Julieta Reale Vieira”, no Castolira; “Abdias Jr. Santiago e Silva”, no bairro Santa Cecília; “Profa. Gilda Piorini Molica”, Loteamento São Judas Tadeu e, desde o início desse ano, na escola “Dr. André Franco Montoro”, no Crispim.
Para mais informações entrar em contato nos telefones 3644-5809 e 3642-2420.
Fonte: Prefeitura Pindamonhangaba