Pindamonhangaba realizou mais de 70 mil 232 vacinas até novembro
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, através do setor epidemiológico fez durante o ano de 2012 um forte trabalho de imunização para prevenir os munícipes da cidade contra várias doenças.
Os índices, de janeiro a novembro deste ano, mostram a qualidade e eficiência do grupo da rede. Foram realizadas 70 mil 232 vacinas neste período e a meta de alcançar 95% em cada campanha foi atingida.
“É de extrema importância vacinar as crianças na data certa, no mês certo. Quando a criança chega a 1 ano de idade ela precisa ter tomado todas as vacinas para estar protegida, depois dessa idade as vacinas são somente de prevenção. Os pais precisam ficar atentos às datas”, enfatiza a enfermeira, Rosangela Pires.
Atualmente a rede possui 15 tipos de doenças que tem vacinas no calendário. Para 2013 está prevista a inserção de mais dois tipos: a vacina de hepatite A e varicela.
Segundo a enfermeira o balanço deste ano foi muito positivo. “Conseguimos alcançar nossas metas e imunizar a maioria, isso é resultado de um bom trabalho e devido a isso temos destaque na região. Nós precisamos frisar a importância da vacina rotavírus, que é para diarreia, e devido a ela o índice do país de desidratação diminuiu muito. É necessário o comprometimento dos pais de levarem as crianças na época certa para a 1ª dose (3 meses) e depois para a 2ª (5 meses). A vacina pode ser dada somente nessa data, após esse período a criança não pode mais ser imunizada e corre o risco de contrair o vírus”, explica a enfermeira.
As orientações para os pais estão na carteira de vacina. A carteira de vacinação tem todas as informações e já tem a data da próxima vacina que os responsáveis precisam seguir à risca.
Mais informações sobre vacinação podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou no Centro de especialidades Medicas (CEM).
Fonte: Agora Vale