Planeta Educação contribui para o desenvolvimento da Educação em Pindamonhangaba
quarta-feira, 3 de outubro de 2012O Planeta Educação, um portal educacional voltado para programas temáticos e informatizado nas escolas, atua em Pindamonhangaba desde março de 2010 com projetos educacionais como a Matemática Descomplicada, Informática Educacional e Aprendizagem Sistêmica. Os alunos das escolas da rede municipal da região central e do Ribeirão Grande (conhecidos como Pólo Órion) estão desenvolvendo novas maneiras de aprender a matemática e a informática. Para se familiarizarem com os números, os alunos vivenciam atividades de forma descontraída para aprender o conteúdo, usando diversos recipientes e copos medidores para explicação de unidades e medidas de capacidade. Na Informática Educacional, por exemplo, os alunos dos 4º anos A e B, da escola do Mandu, trabalham com os professores um projeto sobre educação no trânsito, utilizando os notebooks para desenvolver os materiais.
A secretária de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Profª Bárbara França Macedo, explicou que o objetivo inicial com o Planeta Educação era desenvolver a ampliação do raciocínio lógico e extinguir o medo da matemática nas crianças. Entretanto, a participação constante de todos os professores e o engajamento dos alunos permitiu que os trabalhos fossem mais abrangentes. “Os professores participaram do curso de formação, o trabalho se tornou abrangente, e ficou muito maior. Consequentemente as crianças estão aproveitando mais e têm conseguido, por meio das avaliações externas, ampliar a agilidade com o raciocínio lógico”, afirmou.
A secretária chamou a atenção, ainda, para a inclusão digital de todas as crianças, sem nenhuma exceção, do 1º ao 5º ano. “Um dos pontos importantes da informatização foi que os professores puderam sentir e ter a certeza que o computador é uma ferramenta de trabalho pra eles”, ressaltou. Os docentes passam por formação na área da Informática Educacional, desenvolvendo novas metodologias de trabalho com as crianças. A parceria com o Planeta Educação permitiu que as escolas fizessem até videoconferência entre elas.
Fonte: Prefeitura de Pinda