População de Pindamonhangaba pode ajudar a evitar enchentes no período de chuvas
terça-feira, 18 de dezembro de 2012Com o período de intensas chuvas o cuidado é redobrado nas ruas, tanto pelas autoridades competentes quanto pela população, que também deve ficar atenta para evitar as enchentes em seus bairros.
De acordo com o presidente da Defesa Civil, Sérgio Guimarães, a estação atual é a mais chuvosa do ano, com pancadas de chuva entre a tarde e início da madrugada e o volume de água que cai é elevado, num curto espaço de tempo.
Guimarães alerta que essas chuvas podem causar enchentes. “Tivemos na semana passada o alagamento das ruas Fontes Júnior e Padre Anchieta por conta do entupimento da galeria, pois a chuva empurrou todo o lixo que os moradores jogaram nas proximidades da saída de água mais os restos de vegetação, portanto, alertamos as pessoas para que joguem o lixo em local apropriado, para evitar este tipo de transtorno”.
Após a chuva, a galeria da rua Fontes Júnior recebeu limpeza externa e o local não sofreu mais danos com as chuvas dos outros dias. “Na última sexta-feira, que caiu mais uma chuva intensa e não houve problemas com a galeria”, contou o presidente.
De acordo com dados da Defesa Civil, no mês de novembro foram registrados 96 mm de chuva em Pindamonhangaba, porém, nos 15 primeiros dias de dezembro já foram registrados 245 mm. “Aumentou muito o volume de água por minuto e as chuvas estão cada vez mais pesadas e curtas. Trocamos muitas galerias neste ano, algumas são maiores, mas as galerias antigas não estão programadas para essa quantidade de chuva, por isso, se a população ajudar e não jogar o lixo irregularmente boa parte do problema será evitado”.
O presidente orienta a população para que não jogue o lixo e sacolinhas de plástico em locais impróprios e que os entulhos sejam recolhidos pela equipe do ‘cata-treco’. “As pessoas que fizerem limpeza no quintal devem separar o que foi juntado e colocar na rua no período em que o caminhão do ‘cata-treco’ irá recolher”, finaliza Guimarães.
Fonte: Prefeitura de Pinda