Prefeitura de Pinda conta com a população para evitar a dengue
terça-feira, 8 de janeiro de 2013A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da equipe de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, está realizando um trabalho de avaliação de infestação do mosquito da dengue em todos os bairros da cidade. Foram sorteados 60 quarteirões, neles todas as casas são inspecionadas e são verificados se há criadouros, quantos são, com água ou não, qual o mais presente nas casas, além de coletar larvas para identificação em laboratório.
O objetivo deste trabalho é verificar qual o índice de infestação da cidade e dar diretrizes para os trabalhos no verão e outono, além de mostrar em quais criadouros o mosquito está mais presente na cidade.
“Nessa época do ano, a população deve aumentar a vigilância pois, com as chuvas intensas, os criadouros se enchem de água e o ciclo reprodutivo do mosquito diminui para uma semana, assim, temos muito mais mosquitos no ambiente”, destacou o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Ricardo da Costa Manso. “Lembrando que o mosquito da dengue prefere ficar no interior das casas, principalmente nas áreas mais sombreadas e escondidas, como atrás de armários, de cortinas, embaixo da cama, entre outras”, informa ele.
A equipe aconselha a população para que, se pernilongos picando de manhã ou ao entardecer, aplicar inseticidas nos locais e, no caso de sintomas como: febre alta, dor de cabeça forte e atrás dos olhos, pequenas manchas avermelhadas na pele, dor no corpo e moleza, procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar o teste rápido para dengue.
“A equipe de Controle de Vetores faz com que todos os casos de dengue sejam prioridade e, quanto mais rápido formos avisados, maior é a possibilidade de interrompermos a transmissão de dengue nas proximidades da casa do paciente”, finaliza o coordenador.
Fonte: Prefeitura de Pinda