Prefeitura de Pindamonhangaba encerra oficinas de roteiro de curta-metragem
segunda-feira, 1 de outubro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, encerrou, nesta semana, o curso de roteiros de curta-metragem, realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo – Oficinas Culturais Altino Bondesan. Foram realizados sete encontros, nos meses de agosto e setembro, em duas turmas de 20 alunos, às quartas e quintas-feiras à noite, sob coordenação de Paulo Henrique de Aragão, no auditório da Prefeitura.
Durante a oficina, os alunos aprenderam as técnicas para a confecção de roteiros, desde sua criação até a fase de pré-produção dos curtas, além de poderem trocar experiências e obter dicas para seu desenvolvimento profissional. No último dia de encontro, os alunos realizaram as apresentações das histórias formatadas.
“Achei essa oficina super valiosa, veio trazendo aspectos profissionais que estão contribuindo muito com as nossas ações”, afirmou a professora Elaine Grazieli Garcia de Andrade, de 37 anos, que está montando uma peça teatral e um curta a partir dessa peça, juntamente com seu grupo de amigas, todas professoras da Rede Municipal de Ensino.
Outro aluno, o estudante Gabriel da Silva Pinto, de 15 anos, também aprovou a oficina. “Achei o curso maravilhoso, uma ótima oportunidade para a gente conhecer mais sobre animação, como é feito um roteiro. Antes, eu já gostava, mas tinha uma ideia completamente diferente sobre como era o processo”, explicou, afirmando que pretende continuar na área, fazer o curta que apresentou e continuar fazendo outros.
A jornalista Fernanda Maria Ribeiro dos Santos, de 29 anos, considerou a oficina muito interessante. “Não esperava que a Prefeitura fosse oferecer um curso tão completo e específico como esse, que é difícil de ser encontrado na nossa região, ainda mais gratuitamente. Acredito que isso mostra que o Departamento de Cultura tem um olhar sensível para todos os tipos de arte, ainda mais aberto a pessoas de todas as idades e formações”, avaliou, elogiando o espaço em que foi realizada a oficina e sugerindo que a Prefeitura sempre abra suas portas para outros cursos como este.
O coordenador da oficina, Paulo H. de Aragão, ficou bastante satisfeito com a participação dos alunos na oficina e com a qualidade dos trabalhos apresentados. “Ficamos muito satisfeitos com a procura das pessoas, que foi tanta, a ponto de termos que abrir duas turmas. Todos foram muito criativos e participativos, todas as histórias apresentadas têm capacidade técnica para serem produzidas, e realmente espero que sejam. Só dependerá da persistência de cada um deles. Mas podemos dizer que a oficina se encerra com boas histórias esperando para serem passadas para as telas”, concluiu.
Nova oficina vem aí
A diretora de Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, Nilza Mayer, responsável por ter trazido a oficina a Pindamonhangaba, aprovou a parceria e anuncia que uma nova oficina, complementar a esta, está confirmada para ser realizada na cidade. Trata-se da “Oficina de Produção de Audio Visual”, que será coordenada também por Paulo H. de Aragão. “Serão quatro encontros intensivos, aos sábados, durante manhã e tarde. Ofereceremos somente vinte vagas e não abriremos turma extra. As inscrições ainda não estão abertas, mas a nossa previsão é realizar a oficina no final de novembro e início de dezembro”, anunciou.
Fonte: Prefeitura de Pinda
Mais notícias sobre Pindamonhangaba:
- Equipe de Pindamonhangaba mira título da Volta Ciclística de SP
- Escola de Pinda realiza palestras sobre hanseníase
- SENAI Pindamonhangaba oferece programa de inclusão digital para comunidade
- Estão abertas as matrículas para esportes em Pindamonhangaba
- Academia Pindamonhangabense de Letras comemora 50 anos