Prefeitura de Pindamonhangaba realiza serviços de combate à dengue na zona rural
segunda-feira, 1 de outubro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, está iniciando um trabalho direcionado à Zona Rural. Todas as comunidades rurais receberão a visita da equipe de controle de vetores juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde para orientar a população local sobre o mosquito da Dengue e ratos além de localizar possíveis criadouros de mosquitos.
O objetivo desta ação é analisar o índice de infestação da zona rural e prevenir a população rural sobre os riscos destas pragas.
“A zona rural de Pinda nunca teve nenhum caso autóctone de dengue e nem a presença do Aedes aegypti, esse trabalho é inédito na cidade e nos trará informações sobre infestação, criadouros a disposição e o mapeamento de possíveis infestações”, explica o gerente do controle de população de animais, Eng. Ricardo da Costa Manso.
Segundo ele, a equipe de Controle de Vetores começou, nesta semana, a visitação às residências no Ribeirão Grande e todos aglomerados rurais. As ações acontecem até o final deste ano.Os vasos de planta, plantas aquáticas e bromélias também estão presentes nas casas e foram os criadouros onde mais foram encontrados o Aedes aegypti em Pindamonhangaba. Para o combate ao mosquito é necessário o auxílio da população em parceria com as ações da Prefeitura.
Dicas de combate à doença:
Pratos de Vasos: para evitar que este utensílio seja um criadouro de mosquito faça pequenos furos nos pratos para água escorrer, ou preencha com areia até a borda, ou utilize o prato bem justo com o vaso. É necessário limpá-los semanalmente esfregando as paredes com pano e água sanitária.
· Plantas aquáticas: se possível acondicione em areia grossa e úmida para evitar água parada, se o local for grande ponha peixinhos (Betta, Barrigudinhos, etc), troque a água pelo menos uma vez por semana esfregando as bordas do recipiente.
· Bromélias: para evitar que seja um criadouro devemos manter uma manutenção semanal nelas, direcionando jatos de água com mangueira para renovar a água das folhas e/ou pulverizar inseticidas próprios para plantas vendido nas lojas do ramo.
Fonte: Prefeitura Pinda