Rede de saúde de Pindamonhangaba oferece tratamento para gagueira
segunda-feira, 8 de outubro de 2012A gagueira, que afeta quase dois milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, é associado ao nervosismo ou à ansiedade, porém, é um distúrbio de origem neurológica, que se caracterizam por bloqueios, hesitações, pausas, prolongamentos e repetições da fala.
O tratamento oferecido pela rede de saúde de Pinda disponibiliza terapia fonoaudiologia individual. Segundo a fonoaudióloga da rede,Aretusa Monteiro, o quadro clínico da doença pode ter uma melhora conforme o tratamento e o paciente desenvolve uma fala mais fluente.
Quem tem a doença precisa procurar a unidade de saúde mais próxima, e após a avaliação médica, ser encaminhado à terapia. Caso a doença esteja atrapalhando o desenvolvimento no trabalho, a pessoa pode procurar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). No ambiente de trabalho, este problema pode afetar o cumprimento de determinadas atividades, principalmente se a tarefa exigir facilidade comunicativa ou atendimento ao público. O Cerest está localizado na rua Major José dos Santos Moreira, 28, centro.
“Mesmo que a gagueira no adulto ainda não tenha cura, existem tratamentos que auxiliam no desenvolvimento de uma fala mais fluente. O primeiro passo é procurar consultar um fonoaudiólogo, que realizará uma avaliação do caso e se julgar necessário, encaminhará para outros profissionais da área para realizar tratamento por uma equipe multidisciplinar”, enfatiza Aretusa.
Fonte: Prefeitura de Pinda