Renovação da frota em Pindamonhangaba colabora com qualidade do ar
sábado, 15 de setembro de 2012A Prefeitura de Pindamonhangaba está, constantemente, preocupada em oferecer uma melhor qualidade do ar para os munícipes. Por isso, realiza anualmente a campanha de prevenção de queimadas e alerta também sobre as outras maneiras em que as pessoas podem colaborar para melhorar a qualidade do ar.
Pesquisas realizadas pelo IBGE mostram que, atualmente, os maiores causadores da poluição atmosférica no Brasil são o aumento da frota de veículos e as queimadas. De acordo com estudo realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume de poluição originada do motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um carro novo, com menos de 6 mil km rodados, e que um carro com mais de 15 anos de rodagem, se não estiver bem regulado e com manutenção perfeita, polui ainda mais.
Os moradores de Pindamonhangaba podem e devem fazer a sua parte para colaborar com a melhoria da qualidade do ar, mantendo o carro regulado de acordo com as especificações do fabricante – além de reduzir a poluição, economiza combustível. Outra dica é observar o período de troca dos filtros de ar, já que filtro sujo aumenta o consumo de combustível de consequentemente, polui mais.
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem renovando sua frota. De 2011 até o momento atual, são 54 veículos novos, entre motos, carros, caminhonetes, vans e caminhões, de um total de 297 componentes da frota.
Além dos veículos novos, a Prefeitura de Pindamonhangaba criou e a Câmara Municipal de Pindamonhangaba aprovou a lei nº 4960, de 1º de setembro de 2009, que disciplina a vistoria anual dos veículos oficiais do Poder Executivo. O município de Pindamonhangaba, através do Departamento de Meio Ambiente, realizada no mês de junho de cada ano, a vistoria da emissão de poluentes dos veículos automotores conforme as normas dos órgãos ambientais.
POLUENTES X SAÚDE
Os carros e outros veículos liberam poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis que podem ter efeitos negativos não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre a saúde humana. Estudos constatam que a poluição atmosférica relacionada com o tráfego é responsável por mais 250 mil novos casos de bronquite crônica e mais de 500 mil ataques de asma a cada ano, na Europa.
Em São Paulo, 4 mil pessoas morrem por ano de doenças provocadas ou agravadas pela poluição. De acordo com pesquisa do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP, 8% das mortes de idosos na cidade de São Paulo estão associadas aos altos níveis de material particulado encontrado na atmosfera.
DICAS PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO CAUSADA PELOS VEÍCULOS
1 – Mantenha o carro regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você economiza combustível.
2 – Observe o período de troca dos filtros de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e, consequentemente, polui mais.
3 – Evite transitar por vias congestionadas. Procure caminhos alternativos. Os engarrafamentos aumentam o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
4 – Sempre que possível, procure utilizar os transportes coletivos ou criar o revezamento de caronas com vizinhos e amigos.
5 – Se o sei veículo for a diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado conforme a especificação do fabricante.
6 – Quando estiver parado, não fique acelerando desnecessariamente.
NÚMEROS
28 é o número de vezes que os carros com mais de 15 anos poluem, comparados a veículos novos,
54 é o número de veículos novos da frota municipal,
4960 é o número da lei que disciplina a vistoria anual dos veículos oficiais.
Fonte: Prefeitura de Pinda