Semana da Água busca conscientização em Pindamonhangaba
terça-feira, 20 de março de 2012A Prefeitura da cidade Pindamonhangaba realiza, entre os dias 20 e 23 de março, a Semana da Água, com ações de conscientização pela cidade. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Governo, com a união de diversas secretarias da Prefeitura, e parceiros.
Entre as ações programadas estão: a aula inaugural do curso “Ecologistas do Futuro”, na Casa Verde, para crianças entre 10 e 14 anos – cursando entre o 4º e o 9º ano; palestra na estação de captação da Sabesp, próxima à ponte do rio Paraíba, e atividades no Bosque da Princesa, durante a manhã e a tarde; além de palestra e aula prática no projeto Horta Alimento, localizado no Loteamento Azeredo.
Para a quinta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, estão programadas ações no Parque Linear, também voltadas para estudantes da rede municipal de ensino.
A Semana da Água é realizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Governo (Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Licenciamentos e Urbanismo, Departamento de Comunicação, Parque Natural Municipal do Trabiju), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Departamento de Agricultura e Departamento de Turismo), Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária/ Vetores, Cpic), Fundo Social de Solidariedade (Projeto Horta-Alimento), Secretaria de Educação (Casa Verde), Secretaria de Esportes (Departamento de Esportes), Secretaria de Obras (Departamento de Trânsito) e Subprefeitura de Moreira César. São parceiros da iniciativa, a Sabesp, o Exército Brasileiro, a Gerdau, a Biomas Naturais e a ONG Nova Essência.
A intenção da Prefeitura, com a Semana da Água, é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver os problemas relacionados com o uso sustentável da água.
Mais informações e cobertura dos eventos da Semana da Água estão no site oficial da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br
Prefeitura dá o exemplo
Pindamonhangaba faz a lição de casa e é a cidade com o melhor índice de saneamento básico da região. Atualmente, 98% da cidade possui rede coletora de esgoto e, desses, 100% é tratado e devolvido ao rio Paraíba. Além disso, a Sabesp tem um atendimento de 100% de água encanada na área urbana.
A Prefeitura de Pindamonhangaba e a Sabesp são parceiras no trabalho de fluoretação da água. A Sabesp realiza a fluoretação, que é a aplicação de flúor na água que abastece a cidade, desde 2009. Com isso, vem registrando uma queda acentuada dos casos de cáries na população atendida pela rede pública.
Também é realizado o armazenamento de água das chuvas na Secretaria de Obras, para lavagem de veículos da frota. Além disso, há o reaproveitamento da água da piscina do complexo esportivo do Araretama e o processo será expandido para outras piscinas públicas da cidade: centros esportivos João Carlos de Oliveira e José Ely Miranda, e complexo esportivo do Cidade Nova.
A Prefeitura de Pindamonhangaba e a Sabesp são parceiras, ainda, na realização do programa de caça-esgoto, que identifica lançamento de esgoto em galerias de águas pluviais. Com a identificação, a Sabesp soluciona o problema, livrando os córregos urbanos da poluição e do mau cheiro.
Além do trabalho de despoluição das águas, a Prefeitura realiza, frequentemente, obras de desassoreamento e limpeza dos córregos urbanos, garantindo a vazão das águas e prevenindo enchentes e erosão.
Unido à limpeza, a Prefeitura realiza ainda o plantio e manutenção de árvores da mata ciliar, que está nas margens dos córregos urbanos.
Dicas de Economia de Água
A população pode e deve fazer a sua parte para preservar e reduzir o desperdício de água.
– Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem. Lavar o carro com mangueira com meia volta aberta consome 560 litros de água. Com balde, apenas uma vez por mês, o consumo é de 40 litros de água.
– Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo?
– Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágüe.
– Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. No verão a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou á noite. Isso reduz a perda de água por evaporação.
– Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. São gastos, por lavagem, 135 litros de água.
-O banho deve ser rápido. 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo e pode economizar até 96 litros de água.
-Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.
– Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d’água.
Fonte: Agora Vale