Vacinação contra poliomielite continua até 1º de julho em Pindamonhangaba
sexta-feira, 24 de junho de 2011A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil em guia de Pindamonhangaba continua até o dia 1º de julho. Quem não levou o seu filho, menor de cinco anos para tomar as duas gotinhas da vacina no último sábado, dia D da campanha, ainda pode procurar um dos postos de vacinação da cidade, das 8 às 17 horas. A meta é imunizar 95% do público-alvo.
A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas desta idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas contra a pólio. É imprescindível que os pais levem o cartão de vacinação de seu filho.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
Sarampo
Junto à campanha contra a poliomielite também está sendo realizada a imunização contra sarampo, que deve ser aplicada em crianças menores de sete anos. A vacina aplicada, chamada tríplice viral é eficaz não apenas contra o sarampo, mas também contra rubéola e caxumba.
A Campanha de Imunização Contra Sarampo aconteceria apenas em agosto. A antecipação foi adotada pelo Ministério da Saúde por causa do surto de sarampo na Europa. O objetivo é proteger a população infantil antes do período de férias.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expeli-das pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba