Workshop de plantas medicinas é realizado em Pinda
segunda-feira, 27 de agosto de 2012Pindamonhangaba realizou nos dias 22 e 23 de agosto o workshop de “Políticas Públicas de Plantas Medicinais Aromáticas e Fitoterapia: arranjos produtivos”. No evento, aconteceram diversas palestra e mesas redondas de debates. Várias cidades do Vale do Paraíba participaram e colocaram sua posição. O debate aconteceu no Polo Regional do Vale do Paraíba.
“Pinda está se tornando um polo de medicamentos. E é muito importante para a cidade e região, já que isso desencadeia mais empregos”, conta o farmacêutico e agrônomo. Dr. Euclides Lara Cardoso Júnior.
O farmacêutico ainda ressalta as dificuldades encontradas nesse meio. “Uma das maiores dificuldades é com os profissionais, os médicos, que por vezes não aderem a esses medicamentos fitoterápicos, que são tão eficazes quanto os alopáticos”.
“Nós tivemos a participação de vários profissionais da área que nos trouxeram as dificuldades de trabalhar com esses medicamentos devido às leis. Esse workshop foi esclarecedor em diversos pontos. Os remédios naturais às vezes superam os alopáticos com relação aos efeitos colaterais, eles precisam ser aderidos pelos médicos e aceitos pela população”, explica a presidente da associação de Plantas Medicinais de Pindamonhangaba, Neide Duran.
A coordenadora do evento e pesquisadora científica, Sandra Maria Pereira da Silva, ainda explicou que o trabalho que Pinda vem realizando existe desde 1990 e isso traz credibilidade ao setor, e por isso passou a ser referência na região. “Nós queremos agregar o máximo de conhecimento, sempre haverá os prós e contras, mas é preciso discutir e aprimorar esse assunto que traz tantos benefícios à saúde e para a economia da cidade”, conclui.
O evento foi voltado para técnicos da Rede Municipal de Saúde, profissionais da Educação e Agricultura; parceiros institucionais, gestores municipais e lideranças comunitárias.
Fonte: Prefeitura de Pinda